Olá povo amado do Senhor!
Iniciando uma serie de postagens sobre o conceito de Igreja. Muitas vezes à frequentamos sem saber o que ela significa e sua função na sociedade. Podemos iniciar nos perguntando: Mas o que é a Igreja?
Em uma resposta rápida e eficaz podemos deixar bem claro que a Igreja não é o templo físico. Parece loucura né? Mas vamos entender melhor estudando sobre ela.
No Antigo Testamento o povo de Deus se reunia a porta da cidade de Jerusalém para tomar algumas decisões a cerca da comunidade. Esses encontros eram conhecidos como assembleia ou reunião. O conceito de Igreja propriamente dita vem do grego Ekklesia ( Ek- de dentro + klesia = chamado) ou chamados para fora. Justamente o que acontecia com o povo de Deus quando se reuniam com os anciãos do povo para escutá-los.
No Novo Testamento o conceito de Igreja leva-nos a entendê-la como aqueles que seguem a Jesus Cristo e que devem exercer suas funções na sociedade sem se contaminar com ela. A Igreja tem a “obrigação” de ser agente transformador da sociedade sendo “Sal da terra e Luz do mundo”. (Conf.: Mt 5). E anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. O Conceito que mais identifica a Igreja é a de assembleia dos escolhidos. Ou ainda Reunião dos Filhos de Deus para o culto a Jesus Cristo.
Se a Igreja é a reunião dos filhos de Deus o Templo é o local onde se reúne a assembleia. É o local consagrado para reunião dos crentes em Jesus Cristo. Lá onde acontecem os atos litúrgicos em Louvor a Deus Pai, pelo Filho através do Espírito Santo.
Portanto, a Igreja é o sinal eficaz da presença de Deus na comunidade. Se o Templo não tem funcionalidade de culto de louvor a Deus é ineficaz. O templo (físico) não é morada de Deus. Deus mora dentro de Nós. (Conf. At 17,24). Com essa afirmação podemos conclamar que a Igreja é uma instituição divina que deve anunciar a Jesus e cuidar das almas para Ele. Ela deve ser um local onde se propague a Santidade de Deus, fugindo deste foco a Igreja se caracteriza como uma instituição meramente humana o que não é.
Costumamos dizer equivocadamente que cada individuo é a Igreja, o que não é. A igreja (reunião, assembleia) é constituída apenas quando se está reunida em comunidade. Lembremo-nos das Palavras de Jesus: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio deles”. (Conf.: Mt 18,20). A comunhão (do corpo) entre Cristo (Cabeça) e os fieis configura a Igreja. Jesus é o centro da vida da Igreja por isso toda a comunidade deve está ligada diretamente a Ele.
Na Igreja Católica aprendemos que a Igreja é a casa de Deus pela presença Real de Jesus no Sacrário (reservas eucarísticas) já que a Missa é o centro da Fé Católica. O que aprofundaremos em breve.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Bibliografia:
Bezerra, Cícero Manoel. Eclesiologia: Igreja e perspectivas pastorais. Curitiba: IinterSaberes.2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário