São Pedro e São Paulo |
Olá povo amado de Deus!
Celebramos hoje a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Pedro chamado por Jesus para segui-lo na missão de proclamar a Palavra do Senhor a qual foi confiada a Igreja. São Paulo “apóstolo dos gentios”. Levou a Palavra de Deus aos confins da terra. Ambos foram martirizados em Roma por volta do ano 64 D.C.
Pedro, escolhido por Jesus para ser o chefe dos apóstolos e de toda a Igreja, soube apascentar as ovelhas que lhe foram confiadas, confirmando-lhes a fé com o derramamento do próprio sangue.
Paulo, agraciado com o dom da verdadeira conversão ao Evangelho, tornou-se, por disposição do Senhor, o grande apóstolo dos gentios e o incomparável defensor da gratuidade da salvação, vindo, à semelhança de Pedro, a derramar o seu sangue como supremo testemunho da fé que tão zelosamente anunciava com muitas renúncias e provações.
São Pedro é venerado pelos Católicos o Primeiro Papa da Igreja Católica, no qual tem por sucessor 366° Papas. O Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) é o atual líder da Igreja.
Você Sabia?
A solenidade de são Pedro e de são Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Já no século IV havia a tradição de, neste dia, celebrar três missas: a primeira na basílica de São Pedro, no Vaticano; a segunda na basílica de São Paulo Fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos apóstolos ficaram escondidas para fugir da profanação nos tempos difíceis. E mais: depois da Virgem Santíssima e de são João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.
No Brasil onde não é feriado no dia 29 de junho, transfere-se a Solenidade para o Domingo seguinte.
Títulos do Papa
- Bispo de Roma
- Vigário de Jesus Cristo
- Sucessor de São Pedro, o Príncipe dos Apóstolos.
- Sumo Pontífice da Igreja Universal
- Patriarca do Ocidente
- Primaz da Itália Arcebispo e metropolita da Província Eclesiástica de Roma
- Soberano do Estado do Vaticano.
Outro título usado pelos Papas é a expressão Latina “Servus Servorum Dei” ou “Servos do Servos de Deus” em português. Essa expressão foi usada pela primeira vez pelo Papa Gregório I, o Grande (590-604).
Por: Josemar Oliveira
Oração do dia
Senhor nosso Deus, concedei-nos os auxílios necessários à salvação pela intercessão dos apóstolos são Pedro e são Paulo, pelos quais destes à vossa Igreja os primeiros benefícios da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário