Recent Posts

quinta-feira, 1 de julho de 2021

São Pedro e Igreja


Olá povo a amado do Senhor!

Continuando as nossas reflexões sobre a Igreja (A Igreja somos nós*) abordaremos nesse texto a fundação da Igreja por Jesus Cristo e o papel de Pedro no início da comunidade cristã.

“Tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus. O que ligares na terra será ligado também nos céus; o que desligares na terra será desligado nos céus’ (Mateus 16:15-19).

Nesta passagem vemos a figura de Pedro, pescador e apóstolo no qual Jesus confiou às “Chaves do Reino dos Céus“ (Mat 16:19).  Inicialmente é preciso que tenhamos a certeza que Jesus queria fundar a Igreja. Encontramos em Mateus 16,18: “Tu és Pedro (…) e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Esse é o fundamento bíblico para fundação da Igreja.

A Igreja Católica ensina em seu catecismo:

O “poder das chaves” designa a autoridade para governar a casa de Deus, que é a Igreja. Jesus, “o Bom Pastor” (Jo 10,11), confirmou este encargo depois de sua Ressurreição: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,15-17). O poder de “ligar e desligar” significa a autoridade para absolver os pecados, pronunciar juízos doutrinais e tomar decisões disciplinares na Igreja. Jesus confiou esta autoridade à Igreja pelo ministério dos apóstolos e particularmente de Pedro, o único ao qual confiou explicitamente as chaves do Reino. (CIC. n° 553)

O Poder dado a Pedro significa o poder da Igreja no qual é convidada a apascentar “as ovelhas” (conf.: Jo 21,15-17) de Jesus o “Bom Pastor” (conf.: Jo 10,11) e o poder de legislar sobre o povo de Deus, instituir doutrinas e o perdão dos pecados. Esse poder é estendido ao colégio dos apóstolos.

O Papa (Igreja Romana) é considerado o sucessor de Pedro. Ele governa a Igreja por assistência do Espírito Santo e é considerado infalível quanto fala em questões de fé e moral em EX-CATHEDRA, ou seja, sentado na Cadeira na qual governa a Igreja (Vaticano).  Temos que salientar que o Papa não pode definir qualquer questão sozinho, mas apenas com assistência dos bispos (Magistério) e teólogos do mundo inteiro “sensus fidei”.

Jesus é a Pedra angular e “sobre essa pedra” (v. 15) está edificada a Igreja. Pedro é o guardião das “Chaves do Reino dos Céus”, no qual está o poder de governar e instruir o povo de Deus.

Ao fundar sua Igreja Jesus declara que “as portas do Inferno não prevalecerão contra ela” (v.16). A promessa de Jesus consiste na não destruição da Igreja pelo poder do inimigo, porque Jesus está com ela. Ao longo de 2000 anos essa promessa se cumpre, mesmo com milhares de tentativas por parte de seus inimigos ela nunca sucumbiu. Essa promessa parte de outra promessa de Jesus que diz: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt. 28,20).


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


Fonte:

https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2014/03/18/os-homens-a-quem-o-ceu-obedece/

http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/c/chave.html

Nenhum comentário:

Featured Post

Foto: Arquivo Arquidiocese de Natal Em 2024, comemoramos os 33 anos do XII Congresso Eucarístico Nacional, um marco histórico e espiritual o...

Ads