Recent Posts

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

A catequese da Criação


Para iniciar a discussão deste tema, indicamos a seguinte Leitura Básica: Gn 1,1-31; 2,1-25; 3,1-24.

Conhecemos a história da criação através da Bíblia, no Primeiro Testamento. “No princípio DEUS criou o céu e a terra” (Gn 1.1), quando nada existia, nem o tempo. DEUS rompeu o silêncio com sua palavra. Palavra criadora. Esta palavra divina, viva e eficaz, deu início a tudo que existe e vive.

É necessário, porém, compreender que o Gênese não se trata de um livro de história secular, nem tampouco de um manual da evolução biológica com a finalidade de apresentar as origens do mundo e da humanidade. Seu autor teve em vista apresentar um ensinamento religioso que determina as relações entre o homem e o seu Criador.

O texto foi escrito em forma poética, com uma linguagem simples e figurada, adequada ao povo que vivia naquela época, mas preservando para sempre os seguintes ensinamentos:

  1.  Deus é o criador do mundo e a sua obra é perfeita.  
  2.  Cada parte do meio ambiente tem sua finalidade, existindo todos os seres em uma relação de harmonia e interdependência.  
  3. A humanidade é o ponto mais alto da Criação. 
  4. O homem é moldado por Deus, à Sua imagem e semelhança, e animado com um sopro de vida. A mulher é companheira do homem, com igual dignidade. Devem formar um só ser e constituir uma família, vivendo em comunidade.  
  5. O homem descansa verdadeiramente quando se volta para Deus, dando graças por todas as suas criaturas. Somente Nele encontramos o repouso necessário.  
  6. O paraíso é viver em harmonia e amizade com Deus, que nos dá todas as coisas.  
  7. O abuso da liberdade e o desejo de poder leva o homem a desobedecer o mandamento de Deus, estabelecendo o pecado original.  
  8. Através dos tempos, percebemos que onde o pecado abundou, a graça superabundou. Pois Deus nos dá seu Filho Jesus, que nos livra do pecado e nos devolve a vida eterna.


Ainda hoje Deus continua criando e conservando o universo. Ou seja: continua falando para nós através das coisas e das pessoas. Oferecendo-nos a sua criação, Ele dá-nos também a inteligência e o poder de aperfeiçoá-la.

O maravilhoso em nossa vida não é que nada possamos fazer sem o auxílio de Deus, mas que Ele não queira fazer nada sem nosso auxílio. Sobretudo, não é a ação que nos torna feliz, mas o fato de estar ao lado do Senhor para fazer-lhe a vontade.

Percebemos pela narração do Gênese que Deus não precisa de nós, mas estabeleceu seu plano de amor contando conosco!


Para refletir:

Vimos então que DEUS criou o homem belo, perfeito. Você foi criado à imagem de DEUS. Vimos a descrição do paraíso. Porque será que o mundo é exatamente o contrário daquilo que deveria ser? Quem é responsável? Como está você, à imagem de DEUS hoje? O que é necessário você romper hoje para que se torne uma imagem de DEUS? Se joguem nas mãos de DEUS e deixem-se modelar como o vaso nas mãos de um oleiro…

Fontes: Bíblia Sagrada, Edição Ave-Maria. / Catecismo da Igreja Católica, Edições Loyola, 1999. / Site: http://www.catequisar.com.br

Nenhum comentário:

Featured Post

Foto: Arquivo Arquidiocese de Natal Em 2024, comemoramos os 33 anos do XII Congresso Eucarístico Nacional, um marco histórico e espiritual o...

Ads