Recent Posts

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Revista dos EUA: explosão de ódio contra o rosário

 

 

Um odioso ensaio publicado em 14 de agosto na revista norte-americana The Atlantic (proprietário: oligarca Laurene Powell-Jobs, Apple) atacando o Santo Rosário provocou uma reação pública significativa.

O Atlantic é um meio de comunicação para o regime neoconservador que alimenta as guerras americanas em todo o mundo. O artigo extremista (originalmente intitulado: “Como o rosário se tornou um símbolo extremista”) afirmava que o Rosário havia se tornado um símbolo do “nacionalismo cristão militante” (sic), “entrelaçado com os AR-15s” (sic) e do “cultura de milícia fetichizada” (sic). AR-15 é um rifle semiautomático.

Após essa erupção de ódio, memes apareceram na internet expondo o extremismo da revista. Errando na abordagem, o padre dominicano Pius Pietrzyk explicou no site CatholicNewsAgency.com que o artigo era "impreciso, cheio de erros e distorções lógicas".

Lojas online católicas relatam um aumento na venda de Rosários do item "hit" do Atlântico.


Com informações: GlóriaTV 




terça-feira, 16 de agosto de 2022

Procissão é proibida na Niquarágua

 

A Polícia Nacional proibiu a Igreja Católica na Nicarágua de realizar uma procissão em homenagem à Virgem de Fátima, que seria realizada neste sábado 13 de agosto, de acordo com um comunicado da Arquidiocese de Manágua, que convidou os fiéis a participarem no sábado às 8h da manhã na catedral da oração do Santo Rosário e Santa Missa presidida pelo cardeal Leopoldo Brenes.

Inicialmente, a procissão estava programada para sair às 7h dos arredores da escola Cristo Rey para a catedral de Manágua - percurso de 2km - no final de uma visita de 30 meses da invocação de Fátima na Nicarágua e também por ocasião do Congresso Mariano.

Dezenas de policiais mantêm sob cerco a cidade de Matagalpa, no norte do país, onde há nove dias detiveram à força monsenhor Rolando José Álvarez, bispo da Diocese, e dez colaboradores da Casa Episcopal.

A repressão contra a Igreja Católica aumentou desde junho passado: a prisão de dois padres, fechamento de dez estações na Diocese de Matagalpa, cerco à paróquia de Sébaco e, finalmente, ao assédio dirigido ao bispo em uma tentativa de silenciar a voz dos religiosos que questionam o regime socialista.

A vice-presidente Murillo, esposa de Ortega, liderou os ataques da mídia contra padres, a quem eles desqualificaram chamando-os de golpistas no passado, por terem apoiado os protestos que pediram uma mudança de governo em 2018 e foram brutalmente esmagados pela ditadura. As expressões usadas pela esquerda não mudam, pedir o impeachment de político esquerdista nunca pode, é “golpe”. Qualquer semelhança não é mera coincidência….

A réplica da imagem da Virgem de Fátima, trazida de seu Santuário em Portugal, chegou à Nicarágua em janeiro de 2020 como parte de um intenso dia de oração pela paz e unidade no país.

“Os comunistas têm medo de Nossa Senhora de Fátima”, garante o Cardeal chinês Zen.

  Via: Alerta Católico

sábado, 13 de agosto de 2022

Os diáconos permanentes, discípulos de Jesus Servo | Documento de Aparecida n° 205-208

 

Os diáconos permanentes, discípulos de Jesus Servo

205. Alguns discípulos e missionários do Senhor são chamados a servir à Igreja como diáconos permanentes, fortalecidos, em sua maioria, pela dupla sacramentalidade do matrimônio e da Ordem. Eles são ordenados para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia, especialmente para os sacramentos do batismo e do Matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja.

206. Cada diácono permanente deve cultivar esmeradamente sua inserção no corpo diaconal, em fiel comunhão com seu bispo e em estreita unidade com os presbíteros e os demais membros do povo de Deus. Quando estão a serviço de uma paróquia, é necessário que os diáconos e presbíteros procurem o diálogo e trabalhem em comunhão.

207. Eles devem receber uma adequada formação humana, espiritual, doutrinal e pastoral com programas adequados, que levem em consideração – no caso dos que estão casados – à esposa e sua família. Sua formação os habilitará a exercer seu ministério com fruto nos campos da evangelização, da vida das comunidades, da liturgia e da ação social, especialmente com os mais necessitados, dando assim, testemunho de Cristo servindo ao lado dos enfermos, dos que sofrem, dos migrantes e refugiados, dos excluídos e das vítimas da violência e encarcerados. 

208. A V Conferência espera dos diáconos um testemunho evangélico e um impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão. Não é necessário criar nos candidatos ao diaconato expectativas permanentes que superem a natureza própria que corresponde ao grau do diaconato.

DOCUMENTO DE APARECIDA: Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Edições CNBB, Paulinas, Paulus.2007


sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Os presbíteros, discípulos missionários de Jesus Bom Pastor | Documento de Aparecida N° 191- 204

 

5.3.2.1 Identidade e missão dos presbíteros

191. Valorizamos e agradecemos com alegria que a imensa maioria dos presbíteros vivam seu ministério com fidelidade e sejam modelo para os demais, que separem tempo para sua formação permanente, que cultivem uma vida espiritual que estimule os demais presbíteros e seja centrada na escuta da palavra de Deus e na celebração diária da Eucaristia: “Minha Missa é minha vida e minha vida é uma Missa prolongada!”97. Agradecemos também àqueles que foram enviados a outras Igrejas motivados por um autêntico sentido missionário.

192. Um olhar ao nosso momento atual nos mostra situações que afetam e desafiam a vida e o ministério de nossos presbíteros. Entre outras coisas, a identidade teológica do ministério presbiterial, sua inserção na cultura atual e situações que incidem em sua existência.

193. O primeiro desafio tem relação com a identidade teológica do ministério presbiterial. O Concílio Vaticano II estabelece o sacerdócio ministerial a serviço do sacerdócio comum dos fiéis, e cada um, ainda que de maneira qualitativamente diferente, participa do único sacerdócio de Cristo98. Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, tem-nos redimido e nos permitido participar de sua vida divina. N’Ele, somos todos filhos do mesmo Pai e irmãos entre nós. O sacerdote não pode cair na tentação de se considerar somente um mero delegado ou só um representante da comunidade, mas sim em ser um dom para ela, pela unção do Espírito e por sua especial união com Cristo. “Todo Sumo Sacerdote é tomado dentre os homens e colocado para intervir a favor dos homens em tudo aquilo que se refere ao serviço de Deus” (Hb 5,1).

194. O segundo desafio se refere ao ministério do presbítero inserido na cultura atual. O presbítero é chamado a conhecê-la para semear nela a semente do Evangelho, ou seja, para que a mensagem de Jesus chegue a ser uma interpelação válida, compreensível, cheia de esperança e relevante para a vida do homem e da mulher de hoje, especialmente para os jovens. Este desafio inclui a necessidade de potencializar adequadamente a formação inicial e permanente dos presbíteros, em suas quatro dimensões; humana, espiritual, intelectual e pastoral99.

195. O terceiro desafio se refere aos aspectos vitais e afetivos, ao celibato e a uma vida espiritual intensa fundada na caridade pastoral, que se nutre na experiência pessoal com Deus e na comunhão com os irmãos; também o cultivo de relações fraternas com o Bispo, com os demais presbíteros da diocese e com os leigos. Para que o ministério do presbítero seja coerente e testemunhal, ele deve amar e realizar sua tarefa pastoral em comunhão com o bispo e com os demais presbíteros da diocese. O ministério sacerdotal que brota da Ordem Sagrada tem uma “radical forma comunitária” e só pode ser desenvolvido como uma “tarefa coletiva”100. O sacerdote deve ser homem de oração, maduro em sua opção de vida por Deus, fazer uso dos meios de perseverança, como o Sacramento da confissão, da devoção à Santíssima Virgem, da mortificação e da entrega apaixonada por sua missão pastoral.

196. Em particular, o presbítero é convidado a valorizar o celibato, como um dom de Deus, que lhe possibilita uma especial configuração com o estilo de vida do próprio Cristo e o faz sinal de sua caridade pastoral na entrega a Deus e aos homens com o coração pleno e indivisível. “Na verdade, esta opção do sacerdote é uma expressão singular da entrega que o configura com Cristo e da entrega de si mesmo pelo Reino de Deus”101. O celibato solicita assumir com maturidade a própria afetividade e sexualidade, vivendo-as com serenidade e alegria em um caminho comunitário102. 

197. Outros desafios são de caráter estrutural, como por exemplo, a existência de paróquias muito grandes que dificultam o exercício de uma pastoral adequada: paróquias muito pobres que fazem com que os pastores se dediquem a outras tarefas para poder subsistir; paróquias situadas em regiões de extrema violência e insegurança e a falta e má distribuição de presbíteros nas Igrejas do Continente.

198. O presbítero, a imagem do Bom Pastor, é chamado a ser homem de misericórdia e de compaixão, próximo a seu povo e servidor de todos, particularmente dos que sofrem grandes necessidades. A caridade pastoral, fonte da espiritualidade sacerdotal, anima e unifica sua vida e ministério. Consciente de suas limitações, ele valoriza a pastoral orgânica e se insere com gosto em seu presbitério.

199. O Povo de Deus sente a necessidade de presbíteros-discípulos: que tenham uma profunda experiência de Deus, configurados com o coração do Bom Pastor, dóceis às orientações do Espírito, que se nutram da Palavra de Deus, da Eucaristia e da oração; de presbíteros-missionários; movidos pela caridade pastoral: que os leve a cuidar do rebanho a eles confiados e a procurar aos mais distanciados pregando a Palavra de Deus, sempre em profunda comunhão com seu Bispo, os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e leigos; de presbíteros-servis da vida: que estejam atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos e promotores da cultura da solidariedade. Também de presbíteros cheios de misericórdia, disponíveis para administrar o sacramento da reconciliação.

200. Tudo isto requer que as Dioceses e as Conferências Episcopais desenvolvam uma pastoral presbiteral que privilegie a espiritualidade específica e a formação permanente e integral dos sacerdotes. A Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis, enfatiza que: “A formação permanente, precisamente porque é “permanente”, deve acompanhar os sacerdotes sempre, isto é, em qualquer período e situação de sua vida, assim como nos diversos cargos de responsabilidade eclesial que sejam confiados a eles; tudo isso, levando em consideração, naturalmente, as possibilidades e características próprias da idade, condições de vida e tarefas encomendadas”103. Levando em consideração o número de presbíteros que abandonaram o ministério, cada Igreja local deve procurar estabelecer com eles relações de fraternidade e de mútua colaboração conforme as normas prescritas pela Igreja.

5.3.2.2 Os párocos, animadores de uma comunidade de discípulos missionários

201. A renovação da paróquia exige atitudes novas dos párocos e dos sacerdotes que estão a serviço dela. A primeira exigência é que o pároco seja um autêntico discípulo de Jesus Cristo, porque só um sacerdote enamorado do Senhor pode renovar uma paróquia. Mas ao mesmo tempo, deve ser um ardoroso missionário que vive o constante desejo de buscar os afastados e não se contenta com a simples administração.

202. Mas, sem dúvida, não basta a entrega generosa do sacerdote e das comunidades de religiosos. Requer-se que todos os leigos se sintam co-responsáveis na formação dos discípulos e na missão. Isto supõe que os párocos sejam promotores e animadores da diversidade missionária e que dediquem tempo generosamente ao sacramento da reconciliação. Uma paróquia renovada multiplica as pessoas que realizam serviços e acrescenta os ministérios. Igualmente, neste campo, se requer imaginação para encontrar resposta aos muitos e sempre mutáveis desafios que a realidade coloca, exigindo novos serviços e ministérios. A integração de todos eles na unidade de um único projeto evangelizador é essencial para assegurar uma comunhão missionária.

203. Uma paróquia, comunidade de discípulos missionários, requer organismos que superem qualquer tipo de burocracia. Os Conselhos pastorais paroquiais terão que estar formados por discípulos missionários constantemente preocupados em chegar a todos. O Conselho de assuntos Econômicos junto a toda a comunidade paroquial, trabalhará para obter os recursos necessários, de maneira que a missão avance e se faça realidade em todos os ambientes. Estes e todos os organismos precisam estar animados por uma espiritualidade de comunhão missionária: “Sem este caminho espiritual de pouco serviriam os instrumentos externos da comunhão. Mais do que modos de expressão e de crescimento, esses instrumentos se tornariam meios sem alma, máscaras de comunhão”104.

204. Dentro do território paroquial, a família cristã é a primeira e mais básica comunidade eclesial. Nela são vividos e transmitidos os valores fundamentais da vida cristã. Ela é chamada de “Igreja Doméstica”105. Ali, os pais desempenham o papel de primeiros transmissores da fé a seus filhos, ensinando-lhes através do exemplo e da palavra, a serem verdadeiros discípulos missionários. Ao mesmo tempo, quando esta experiência de discipulado missionário é autêntica, “uma família se faz evangelizadora de muitas outras famílias e do ambiente em que ela vive”106. Isto opera na vida diária “dentro e através dos atos, das dificuldades, dos acontecimentos da existência de cada dia”107. O espírito, que tudo faz, novo atua inclusive dentro de situações irregulares nas quais se realiza um processo de transmissão de fé, mas temos de reconhecer que, nas atuais circunstâncias, às vezes este processo se encontra com muitas dificuldades. Não se propõe que a Paróquia chegue só a sujeitos afastados, mas à vida de todas as famílias, para fortalecer sua dimensão missionária.

__________

DOCUMENTO DE APARECIDA: Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Edições CNBB, Paulinas, Paulus.2007

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Quantas vezes perdoar? (Mateus 18,21-19,1)



No evangelho de Mateus, Jesus é questionado por Pedro sobre o tema perdão. Em uma resposta direta e fazendo referência a Lei judaica, Cristo indica que não deve perdoar “apenas sete vezes, mais setenta vezes sete”. Segundo os preceitos do seu tempo, o justo deveria perdoar até sete vezes. Porque o justo pecava até sete vezes ao dia. O número sete na Bíblia configura-se perfeição.

Para o auxílio e entendimento dos que o escutavam, Jesus conta a parábola do homem que devia uma grande quantidade de dinheiro ao patrão. Não tendo como pagar pediu clemência e foi perdoado, mas infelizmente não fez o mesmo que lhe devia uma quantia irrisória. O chefe sabendo de tal proceder mandou prendê-lo e deu ordem que esse não saísse até pagar o último centavo.

No nosso cotidiano Deus perdoa nossas faltas e nos convida a repetir a mesma coisa com o próximo. Na oração diária do Pai nosso Jesus nos ensina: “Perdoai a nossas ofensas como perdoamos aquém nos tem ofendido”. Quão difícil é perdoar aos que nos ofende gravemente chegando a desfigurar o nosso rosto de tristeza. Quantas vezes nos dá vontade de “fazer mal” a outra pessoa para que ela pague na mesma moeda. Porem Jesus nos desafia o caminho inverso que é o perdão.

Perdoa é um desafio, porem tem que se dar o primeiro passo rumo à reconciliação. Deus nos perdoa tão qual nós perdoamos os irmãos. A ordem é perdoar, porém não esquecer. Na parábola rei volta atrás em sua decisão pela dureza do coração do servo em não seguir seu exemplo.

Peçamos ao Senhor o dom de sermos misericordiosos uns com os outros, perdoando-nos mutuamente. Buscando superar as diferenças e mágoas do passado.


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Os bispos, discípulos missionários de Jesus Sumo Sacerdote | Documento de Aparecida n° 186-190


186. Os bispos, como sucessores dos apóstolos junto com o Sumo Pontífice e sob sua autoridade, com fé e esperança aceitamos a vocação de servir ao Povo de Deus, conforme o coração de Cristo, o Bom Pastor. Junto com todos os fiéis e em virtude do batismo somos, antes de mais nada, discípulos e membros do Povo de Deus. Como todos os  batizados e, junto com eles, queremos seguir a Jesus, Mestre de vida e de verdade, na comunhão da Igreja. Como Pastores, servidores do Evangelho, somos conscientes de termos sido chamados a viver o amor a Jesus Cristo e à Igreja na intimidade da oração e da doação de nós mesmos aos irmãos e irmãs, a quem presidimos na caridade. É como disse santo Agostinho: com vocês sou cristão, para vocês sou bispo.

187. O Senhor nos chama a promover por todos os meios a caridade e a santidade dos fiéis.  Empenhamo-nos para que o povo de Deus cresça na graça mediante os sacramentos presididos por nós mesmos e pelos demais ministros ordenados. Somos chamados a ser mestres da fé e, portanto, a anunciar a Boa Nova, que é fonte de esperança para todos e a velar e promover com solicitude e coragem a fé católica. Em virtude da íntima fraternidade que provêm do sacramento da Ordem, temos o dever de cultivar de maneira especial os vínculos que nos unem a nossos presbíteros e diáconos. Servimos a Cristo e à Igreja mediante o discernimento da vontade do Pai, para refletir o Senhor em nosso modo de pensar, de sentir, de falar e de se comportar em meio aos homens. Em síntese, os bispos têm de ser testemunhas próximas e alegres de Jesus Cristo, Bom Pastor (cf. Jo 10,1-18).

188. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, são chamados a “fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão”. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher, discernir e animar carismas, ministérios e serviços na Igreja. Como padres e centro da unidade, esforçamo-nos por apresentar ao mundo o rosto de uma Igreja na qual todos se sintam acolhidos como em sua própria casa. Para todo o Povo de Deus, em especial para os presbíteros, procuramos ser padres, amigos e irmãos sempre abertos ao diálogo, especialmente para os presbíteros. 

189. Para crescer nestas atitudes, os bispos precisam procurar a união constante com o Senhor, cultivar a espiritualidade de comunhão com todos os que crêem em Cristo e promover os vínculos de colegialidade que os unem ao Colégio Episcopal, particularmente com seu cabeça, o Bispo de Roma. Não podemos esquecer que o bispo é princípio e construtor da unidade de sua Igreja Local e santificador de seu povo, testemunha de esperança e padre dos fiéis, especialmente dos pobres, e que sua principal tarefa é ser mestres da fé, anunciador da Palavra de Deus e da administração dos sacramentos, como servidores da grei.

190. Todo o Povo de Deus deve agradecer aos Bispos eméritos que, como pastores têm entregado sua vida a serviço do Reino de Deus, sendo discípulos e missionários. A eles acolhemos com carinho e aproveitamos sua vasta experiência apostólica que, não obstante, pode produzir muitos frutos. Eles mantêm profundos vínculos com as dioceses que lhes foram confiadas às quais estão unidos por sua caridade e sua oração.

__________

DOCUMENTO DE APARECIDA: Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Edições CNBB, Paulinas, Paulus, 2007

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Bispo da Nicarágua em prisão domiciliar

 


A polícia da Nicarágua iniciou uma investigação criminal em 5 de agosto contra o bispo de Matagalpa Rolando Álvarez , que se opõe ao governo.

As acusações são vagas. Álvarez é acusado de tentar incitar os fiéis à violência, de “atos de ódio contra a população” e de perturbar a paz e a harmonia.

Ele foi confinado em sua residência na quinta-feira. A polícia o impediu de sair de casa para presidir a Eucaristia. Fiéis se reuniram ao redor de sua casa.

O bispo saiu para confrontar a polícia e abençoar o povo. Ele estava andando, cantando e orando com eles.

A certa altura, ele se ajoelhou na calçada, com as mãos para cima, ao lado de policiais que não intervieram, produzindo fotos que deram a volta ao mundo.

Em 6 de agosto, Álvarez celebrou uma eucaristia em casa transmitida em streaming. A investigação contra ele também diz respeito a seis sacerdotes e leigos.

O núncio nicaraguense Sommertag foi expulso do país em março, depois que as forças de segurança interceptaram seu apoio a uma conspiração para derrubar o governo.

Fonte: GlóriaTV/

Featured Post

Foto: Arquivo Arquidiocese de Natal Em 2024, comemoramos os 33 anos do XII Congresso Eucarístico Nacional, um marco histórico e espiritual o...

Ads