Recent Posts

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Santa Maria Goretti: Lembrando um dos mais jovens santos católicos


Católicos em todo o mundo celebram o dia da festa de um dos santos mais jovens em 6 de julho: Santa Maria Goretti. Com apenas 11 anos, ela morreu como mártir depois de ser fatalmente esfaqueada. Hoje, a Igreja reconhece seu exemplo de pureza — e perdão.

Goretti nasceu na pobreza em 1890 em Corinaldo, Itália. Quando ela tinha nove anos, seu pai morreu de malária. Um exemplo de piedade e virtude desde jovem, ela orava o rosário todas as noites em repouso pela alma de seu pai. Goretti também assumiu muitas responsabilidades - cuidar de seus irmãos mais novos e realizar tarefas domésticas - para que sua mãe pudesse tomar o lugar de seu pai trabalhando no campo como agricultor.

Em 5 de julho de 1902, um fazendeiro vizinho, Alessandro Serenelli, de 20 anos, tentou estuprar Goretti. Enquanto Serenelli tinha feito avanços sexuais antes, ela o rejeitou todas as vezes em nome de Deus. Desta vez, ela o rejeitou novamente, gritando: "Não! É um pecado! Deus não quer!" Quando Goretti declarou que preferia morrer, Serenelli a esfaqueou 14 vezes.

Depois de ser levada às pressas para um hospital, ela foi submetida a uma cirurgia sem anestesia. Ela morreu no dia seguinte. Antes de ir para o céu, ela perdoou seu assassino, declarando: "Sim, pelo amor de Jesus eu o perdoo... e eu quero que ele esteja comigo no Paraíso.

Enquanto cumpria sua sentença de 30 anos de prisão, Serenelli se arrependeu de seus pecados depois que Goretti apareceu para ele em uma visão e ofereceu-lhe 14 lírios representando suas 14 facadas.

Serenelli mais tarde pediu e recebeu perdão da mãe de Goretti.

Ele passou a viver uma vida de dignidade redescoberta e alegria no perdão. Tornou-se um irmão leigo franciscano de terceira ordem e, entre outras coisas, cuidava do terreno do mosteiro.

"Aos 20 anos, cometi um crime passional, a memória da qual ainda me horroriza hoje", escreveu ele em uma carta, datada de 5 de maio de 1961. "Maria Goretti, agora santa, foi meu anjo bom que Deus colocou no meu caminho para me salvar. Suas palavras de repreensão e perdão ainda estão impressas em meu coração. Ela orou por mim, intercedendo por seu assassino.

Na carta, descoberta por seus irmãos após sua morte, ele acrescentou: "A pequena Maria era verdadeiramente minha luz, minha protetora."

Em 1950, Goretti foi canonizado pelo Papa Pio XII, tornando-se o santo católico romano mais jovem reconhecido na época.

"Então, vamos todos, com a graça de Deus, nos esforçarmos para alcançar o objetivo que o exemplo da virgem mártir, Santa Maria Goretti, se coloca diante de nós", disse o papa em uma homilia durante sua canonização. "Através de suas orações ao Redentor que todos nós, cada um à sua maneira, tentem alegremente seguir o exemplo inspirador de Maria Goretti, que agora desfruta da felicidade eterna no céu."

Goretti é o santo padroeiro da pureza, vítimas de estupro, mulheres jovens e jovens.

Em uma citação, Goretti enfatiza o perdão de Deus para todos: "Ele ama, Ele espera, Ele espera. Nosso Senhor prefere esperar pelo pecador por anos, em vez de nos fazer esperar um instante."

Por: Maisy Sullivan

Fonte: CNA

Nenhum comentário:

Featured Post

Foto: Arquivo Arquidiocese de Natal Em 2024, comemoramos os 33 anos do XII Congresso Eucarístico Nacional, um marco histórico e espiritual o...

Ads