Recent Posts

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Lei e graça para judeus e cristãos

Comentário do arcebispo de La Plata, Dom Víctor Manuel Fernández, sobre o cumprimento da Lei segundo as tradições judaica e cristã.


Víctor Manuel Fernández


Quando São Paulo fala da justificação pela fé, na realidade ele está retomando profundas convicções de algumas tradições judaicas. Porque caso se afirmasse que a própria justificação é obtida pelo cumprimento da Lei com as próprias forças, sem ajuda divina, se estaria caindo na pior das idolatrias, que consiste em adorar a si mesmo, as próprias forças e as próprias obras, ao invés de adorando o único Deus.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Jesus voltará! (Mt. 24,42-51)


Bom dia povo do Senhor!


No evangelho de São Mateus capítulo 24 versos 42-51, Jesus nos fala de uma realidade escatológica ignorada por muito cristãos, que é a sua volta gloriosa para estabelecer um Reino definitivo.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Quem foi o Pe. Theodoro Maria Kokke?

pe teodoro 

Pe. Theodoro Maria Kokke    *1887 +1957


O Padre holandês Theodoro Maria Kokke conforme registros históricos dos jornais da cidade, foi um sacerdote da Congregação dos Missionários da Sagrada Família e Responsável pela Igreja do Bom Jesus das Dores no bairro da Ribeira em Natal/RN.

sábado, 21 de agosto de 2021

A obra da redenção teve início no ventre de Maria

 

Maria, Mãe da Igreja.


Na Bíblia, muitos são os personagens exaltados, mas a nenhum outro foi reservado um papel tão especial na obra de salvação como foi o de Maria.

Concebida sem pecado, Maria é a serva fiel que se entregou totalmente a Deus e, aceitando o convite da graça com seu “sim”, se torna um modelo de quem faz a vontade do Pai, e imagem da comunidade comprometida com o plano da salvação.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Oração ao Criador. Papa Francisco


Senhor e Pai da humanidade,

que criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade,
infundi nos nossos corações um espírito fraterno.
Inspirai-nos o sonho de um novo encontro, de diálogo, de justiça e de paz.
Estimulai-nos a criar sociedades mais sadias e um mundo mais digno,
sem fome, sem pobreza, sem violência, sem guerras.
Que o nosso coração se abra
a todos os povos e nações da terra,
para reconhecer o bem e a beleza
que semeastes em cada um deles,
para estabelecer laços de unidade, de projetos comuns,
de esperanças compartilhadas. Amém.

Dado em Assis, junto do túmulo de São Francisco, na véspera da Memória litúrgica do referido Santo, 3 de outubro do ano 2020, oitavo do meu pontificado.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Maria elevada ao Céu | Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. Papa Pio XII.




Olá povo de Deus!


No 15 de agosto a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora ao Céu. Dogma de fé doutrinal Católico que comemora a elevação de Maria a Mãe de Jesus em corpo e alma, após sua morte. Assim ficou definido: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.” (Constituição Apostólica Munificentissimus Deus - Papa XII. 01.11.1950).


quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Quantas vezes perdoar?


No evangelho de Mateus, Jesus é questionado por Pedro sobre o tema perdão. Em uma resposta direta e fazendo referência a Lei dos Judeus Cristo indica que não deve perdoar  “apenas sete vezes, mais setenta vezes sete”. Segundo as Leis Judaicas o justo deve perdoar até sete vezes. Porque o justo peca até sete vezes ao dia. O número sete na Bíblia configura-se perfeição. 

Amoris laetitia | Papa Francisco



Amoris laetitia (a "Alegria do Amor") é uma exortação apostólica do Papa Francisco, publicada em 08 de abril de 2016. Possui nove capítulos e tem como base os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a Família ocorridos em 2014 e 2015.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Família: O apostolado dos leigos



Decreto Apostolicam Actuositatem n°11


O Criador de todas as coisas constituiu o vínculo conjugal princípio e fundamento da sociedade humana e fê-lo, por sua graça, sacramento grande em Cristo e na Igreja (cf. Ef 5, 32). Por isso, o apostolado conjugal e familiar tem singular importância tanto para a Igreja como para a sociedade civil.

sábado, 7 de agosto de 2021

Jesus acalma nossas tempestades

 

Olá povo amado do Senhor!


O Evangelho de Mateus no capítulo 8 versículos 23-27 nos apresenta a narrativa que apresentam os discípulos na barca com Jesus durante uma tempestade. Como podemos conferir na leitura do Evangelho os discípulos ficam desesperados ao sentir as ondas e o vento bater com violência no barco. Eles acordaram o Senhor nestes termos: “Levanta porque estamos perecendo” (ver. 25).  Quantas vezes nos momentos difíceis da vida pensamos que vamos morrer e/ou sucumbir. O medo é natural ao homem/mulher e nas horas de dificuldades não conseguimos enxergar uma saída. Porém o Senhor Jesus está conosco na ‘barca da vida’, e precisamos apenas clamar “Salva-nos Senhor!”.


Jesus é o nosso refúgio que tem o poder de acalmar o mar revolto do nosso dia-dia. Ele nos dá a segurança nos momentos em que nossa fé é provada. Ele manda e o vento e mar se acalmam. 


Glória a Deus por seu poder tão poderoso que transforma toda tribulação em calmaria. Tenha fé, creia que o Senhor vai visitar sua vida neste momento e vai acalmar toda e qualquer tempestade que você esteja passando. Pela fé, Deus pode mudar qualquer situação! Amém, amém e amém.


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

O que é vocação?


 O que é vocação?


Ao nos depararmos com a palavra vocação, geralmente ligamos logo essa palavra com as imagens de padre e freira, ou até mesmo a confundimos com a escolha profissional, porém, são duas coisas diferentes.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Salmo 50 (51)

 

Miserere

1.Ao mestre de canto. Salmo de Davi,

2.quando o profeta Natã foi encontrá-lo, após o pecado com Betsabé.

3.Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade.

4.Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado.

5.Eu reconheço a minha iniqüidade, diante de mim está sempre o meu pecado.

6.Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento.

7.Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado.

8.Não obstante, amais a sinceridade de coração. Infundi-me, pois, a sabedoria no mais íntimo de mim.

9.Aspergi-me com um ramo de hissope e ficarei puro. Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve.

10.Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, para que exultem os ossos que triturastes.

11.Dos meus pecados desviai os olhos, e minhas culpas todas apagai.

12.Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.

13.De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito.

14.Restituí-me a alegria da salvação, e sustentai-me com uma vontade generosa.

15.Então aos maus ensinarei vossos caminhos, e voltarão a vós os pecadores.

16.Deus, ó Deus, meu salvador, livrai-me da pena desse sangue derramado, e a vossa misericórdia a minha língua exaltará.

17.Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie vossos louvores.

18.Vós não vos aplacais com sacrifícios rituais; e se eu vos ofertasse um sacrifício, não o aceitaríeis.

19.Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar.

20.Senhor, pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, reconstruí os muros de Jerusalém.

21.Então aceitareis os sacrifícios prescritos, as oferendas e os holocaustos; e sobre vosso altar vítimas vos serão oferecidas.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

A SANTA QUE CHORAVA NAS ROCAS EM 1956


A SANTA QUE CHORAVA NAS ROCAS EM 1956

Em 1956 apareceu no jornal O Poti a noticia de uma santa que chorava no bairro das Rocas em Natal.
Segundo o referido jornal a noticia correu célere pela cidade. A Santa que chorava havia aparecido no bairro das Rocas e logo se formou extensa multidão para ver a imagem que, segundo alguns já estaria fazendo milagres.

Featured Post

Foto: Arquivo Arquidiocese de Natal Em 2024, comemoramos os 33 anos do XII Congresso Eucarístico Nacional, um marco histórico e espiritual o...

Ads