Pe. Theodoro Maria Kokke *1887 +1957
O Padre holandês Theodoro Maria Kokke conforme registros históricos dos jornais da cidade, foi um sacerdote da Congregação dos Missionários da Sagrada Família e Responsável pela Igreja do Bom Jesus das Dores no bairro da Ribeira em Natal/RN.
Em seu apostolado na cidade fundou e incentivou os trabalhos missionários na Igreja do Bom Jesus das Dores. Entre eles fundou a Cruzada Eucarística, A Liga Católica Jesus, Maria e José e incentivou o desenvolvimentismo catequético da Ribeira, também foi o responsável pela construção da Capela de Anchieta (Sagrada Família), Biblioteca São Francisco de Sales (Ribeira), dispensário para os pobres e uma escola de alfabetização. (A ORDEM. 1939)
No bairro das Rocas o Padre Kokke teve um trabalho junto a Colônia dos Pescadores "José Bonifácio". Foi o incentivador da construção da Igreja da Sagrada Família (Capela de palha da Rua São Sebastião), cujo os trabalhos foram iniciados em 23.08.1925 conforme registro da pedra fundamental fixada na faixada da atual matriz. Segundo o Jornal natalense A Ordem apesar de está em bom estado de uso, o templo não foi concluído durante trabalho pastoral do Pe. Kokke, sendo inaugurada no ano de 26 de setembro 1926 pelo Bispo da Diocese de Natal Dom José Pereira Alves (3° Bispo Diocesano 1921-1928) juntamente com o Capelão da Igreja Bom Jesus das Dores Pe. Frederico Pastoris.
Após os trabalhos pastorais nesta Capital, no ano de 1926 o Padre Kokke foi enviado em missão para o Estado do Pará. Na Vila do Pinheiro atual Icoaraci foi o construtor da Igreja Matriz e primeiro pároco em 1935. Teve por primeira missão acompanhar Congregação das Filhas do Imaculado Coração de Maria. Cuidou das Igrejas de São Sebastião e São Raimundo Nonato. Conforme escreve em suas correspondências:
“De Belém recebi uma agradável impressão; o mesmo posso dizer do Pinheiro. Lugarzinho pequeno, humilde, mas agradável e bonitinho. É bastante ventilado. Tem diversas avenidas bonitas e sombreadas por arvores gigantescas que me fazem lembrar diversos lugares de minha terra” (Pinheiro, 21-11-1926).
“Gente boa e piedosa. Possui duas capelas: uma um pouco maior do que a do Rosário aí de Natal, é a paroquial, a outra um tanto menor. Nos domingos celebro a primeira missa no colégio das irmãs, as seis e quinze, a segunda, às oito horas, na igreja paroquial”
(Pinheiro, 21-11-1926).
O Pe. Teodoro Kokke foi incentivador de uma Escola administrada pelas Congregação das Filhas do Imaculado Coração de Maria na Paróquia de Russas/PA. A UNECIM (Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria) teve sua fundação em 25 de julho de 1937 graças ao intermédio do padre junto a Madre Geral da Congregação. Foi responsável pela instalação da Congregação dos Padres Crúzios na cidade de Belém. (1934). Estes últimos dedicados a evangelização nas famílias. Participou do Departamento de imprensa da Arquidiocese de Belém.
Foi um um verdadeiro Cura de Almas em sua chegada a capital do Pará, lá fundou a Legião de Nossa Senhora Rainha dos Corações. Confira mais sobre o instituto CLICANDO AQUI
"Em 02 de julho de 1944, sete jovens se reuniram na sede da Ação Católica, eram elas: Tereza Coutinho de Oliveira, Edmée Zorphir Duarte, Mirtes da Silva Gomes, Gilda Loureiro, Dária Xavier de Souza, Maria Pereira Mendonça e Maria das Neves. Estas formaram a nova obra que deveria levar o nome de Companhia de Maria Rainha dos Corações. No dia 02 de julho celebrava-se a festa da visitação. Nenhum dia parecia mais próprio que esse para o início de uma obra cujo apostolado principal é a visita domiciliária. Levar Jesus às almas, como Nossa Senhora naquele tempo, seguindo-lhe os passos, revestindo-se de seus sentimentos. Nesta data com celebração da Santa Missa na capela do Colégio Divina Providência, padre Theodoro deu inicio a Companhia de Maria Rainha dos Corações que depois por sugestão de Dom Mario Miranda Vilas Boas e sendo aceita pelo fundador e pelas Irmãs, passou a ser Legião de Nossa Senhora Rainha dos Corações."
O Padre Teodoro deixou um grande trabalho espiritual onde passou. Homem de fé e piedade buscou levar o reino de Deus através de suas obras espirituais e estruturais. O bairro das Rocas foi agraciado com uma de suas obras magníficas que pode ser admirada de qualquer ponto alto da cidade de Natal .
O Pe. Teodoro Maria Kokke está em processo de beatificação para se tornar mais um Santo reconhecido pela Igreja. O processo encontra-se em fase diocesana.
Fontes:
http://www.fundacaonazare.com.br/novoportal/action=Canal.interna&oCanal=1&id=20821&classe=N
http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/acta04.htm
http://aldemyrfeio.blogspot.com/2011/11/brasao-paroquial.html
Arquivos digitais do Jornal a ORDEM. UFRN. Arquidiocese de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário