Imagem: Pixabay |
Olá povo amado de Deus!
Chegou o Carnaval!
Neste fim de semana tem início a maior festa popular do Brasil, o Carnaval. Nestes dias milhares de pessoas participam de blocos e troças que acontecem nas ruas das nossas cidades. Bandas de músicas e orquestras animam os foliões.
O Carnaval é uma festa Católica no qual marca o último dia que os fieis “podem” comer carne, tendo em vista o início do Tempo Quaresmal, que se inicia na quarta-feira de cinzas.
Os festejos do carnaval ao longo do tempo foram sofrendo alterações significativas. O que antecipava um tempo de reflexão e oração, tornou-se uma “desordem”. Na idade média as cortes comemoram os carnavais com grandes bailes, enquanto nas ruas os festejos populares com improvisações alegravam a plebe dos reinos.
Quando olhamos o carnaval hoje, pensamos nos abusos e pecados cometidos livremente pelos foliões. Caricatos, mascarados e travestidos conseguem transmitir o que está oculto em seus desejos. Não há “limites” para esses dias.
Por muitas vezes vejo exagero por parte de religiosos quanto participar ou não da “folia de Momo”. Muitos dizem ser pecado, por causa dos ambientes sugestivos aos erros. Outros ainda defendem que o carnaval, desde que seja brincado com prudência e respeito não faz “mau” algum. Quanto a mim, sempre prezo pela consciência. Ela lhe acusa? Não brinque. Se sua a intenção é fazer mau aos outros, exagerar na bebida alcoólica ou pecar gravemente. Guarde-se! Se você gosta de participar de retiros e encontro de oração participe de forma plena. Deus quer a nossa sinceridade de coração!
Se você procurar opiniões você sempre vai encontrar de forma diversificada e tendenciosa para o que seu coração deseja. Por isso neste carnaval seja sincero com você mesmo.
Poderíamos enumerar dezenas de passagens bíblicas que condenam as práticas realizadas no carnaval, mais cada um sabe o que fazer a partir de sua consciência.
Escolha Deus!
Deus abençoe a todos!
Por Josemar Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário