O comitê executivo da Conferência Episcopal Argentina convidou os fiéis do país a celebrar “com alegria e fervor” o 10º aniversário da eleição do Papa Francisco como sucessor de São Pedro.
O cardeal Jorge Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, foi eleito pontífice em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave após a renúncia do papa Bento XVI. Francisco é o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a servir como pontífice na história da Igreja Católica.
Em carta, os bispos argentinos, encabeçados pelo bispo Óscar Ojea, encorajaram as dioceses da Argentina a se unirem às comemorações de 11 a 19 de março, marcando o 10º aniversário do início do ministério petrino do Papa Francisco, a fim de “renovar junto com nosso santo povo fiel de Deus o carinho” para o Santo Padre.
Os prelados observaram que “este profundo afeto” não é compartilhado apenas por membros da Igreja Católica, mas também “por um grande número de pessoas, crentes e não crentes, que valorizam sua liderança”.
“É uma oportunidade para expressarmos com alegria e fé nossa adesão e gratidão ao magistério do Bispo de Roma que preside as Igrejas na caridade”, disseram os bispos.
Os prelados argentinos convidaram paróquias, catedrais e santuários marianos para celebrar uma missa de ação de graças, destacando que esta é uma ocasião para o povo argentino renovar sua “alegria pelo ministério de Francisco” e rezar por seu serviço pastoral.
Eles também encorajaram que, se possível, uma celebração de caráter diocesano ou regional seja realizada, para “manifestar alegria na comunhão”, pessoalmente ou virtualmente.
Esta história foi publicada pela primeira vez pela ACI Prensa, parceira de notícias em espanhol da CNA. Foi traduzido e adaptado pela CNA.
CNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário