Santa Ana e São Joaquim são os pais de Maria Santíssima, avós de nosso Senhor Jesus Cristo. Segundo a tradição a devoção a Sant'Ana surgiu Oriente a partir 550. No ocidente a devoção teve início Século V até meados do Século XIV. São Joaquim teve sua devoção e festa litúrgica tardia, passando por várias modificações durante os séculos. As festividades dos dois santos foram unificadas apenas Século XIX tendo 26 de julho como data fixada.
Segundo o Protoevangelho de Tiago (Evangelho Apócrifo), Ana era uma mulher infértil, esposa de São Joaquim, homem dotado de bens e temente a Deus. Segundo a narrativa do Protoevangelho, Joaquim fora impedido de ofertar no Templo por não ter gerado filhos. Essa situação levou a Joaquim fazer uma súplica de 40 dias, com jejuns e orações. Ana recebeu a visita de um anjo durante suas orações, e esse lhe anunciou a concepção da "Predileta do Senhor", ou seja Maria. A Icnografia cristã apresenta o reencontro de Joaquim e Sant'Ana na porta do Templo de Jerusalém, conhecido como "O encontro na porta áurea".
O casal Joaquim e Ana diante de tamanha graça de Deus, dedicaram sua primeira filha aos serviços do Templo de Jerusalém. Nos narra a tradição, que aos três anos Maria Santíssima foi consagrada ao Senhor e permaneceu no Templo até a sua juventude.
Oração:
Senhora Sant’Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Santa Ana e São Joaquim.
Rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário