Recent Posts

segunda-feira, 12 de julho de 2021

O amor de Deus (Lucas15,11-32)



“Como o pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.”  (João 14, 09-10)


O amor do Senhor é para sempre! Assim podemos iniciar essa reflexão catequética sobre a grandiosidade do amor de Deus.


Jesus nos ensinou que: “Deus amou o mundo de tal maneira que Deu seu Filho Único para que todos os que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (cf. Jo 6,14ss). Esse amor de Deus se manifesta em Jesus. Deus nos criou por amor e pelo amor quer salvar a todos.


É maravilhoso saber que Deus nos criou no amor, pois somos a sua imagem e semelhança. Ser imagem é refletir os aspectos físicos, ser retrato (lembrança) de Deus. Já algo semelhante vai além do limite da imagem, significa somos configurados com o “sopro” do Pai. O termo Semelhança nos liga a essência. Deus nos fez em amor!


O maior ato de amor de Deus para com a humanidade foi ter nos dado Jesus, parte da Santíssima Trindade, Filho amado para ser Imolado por nós! Jesus se entregou por nós, e isso não foi um ato pontual, mas perpétuo e perfeito.


Quando nós desobedecemos a Deus, ai está o pecado. O não cumprimento dos Mandamentos do Senhor nos afasta da presença gloriosa (ou melhor, nos afastamos!).  Quando nos afastamos do Deus, Ele faz o movimento contrário ao nosso. Lembremos da Parábola do Filho Pródigo (Lc 15,11-32). O Pai que espera a volta do Filho, que por decisão própria resolve pegar os bens e aproveitar a vida, mas no momento em que o mundo toma tudo o que tem, volta e reencontra com o Pai. Essa passagem é uma síntese do amor do Senhor. Que nos espera! Espera! Espera! Perdoa! Perdoa! Perdoa! Pois Deus nos ama com amor incondicional. Mesmo não sendo merecedores Ele nos ama!


Inclinar o coração para o Senhor é reconhecer seu amor por nós. Por mais que a nossa vida seja errada, vivamos no lamaçal do pecado, na ganancia das coisas passageiras. Ele nos quer junto de Cristo para nos renovar pela força do Espírito Santo! Mesmo que  pensemos não valer apena viver por causa dos sofrimentos presentes. DEUS nos da fortaleza nas horas difíceis. É preciso assumir que Deus nos ama! Quantas pessoas perderam o referencial que é Jesus Cristo e a sua misericórdia, e vivem como condenados, pensando que não são amados por Deus  e pela família, e por vezes chegando a loucura de tirar a própria vida.


É preciso que sejamos mensageiros do amor de Deus. Para que as pessoas enxerguem em nós o sinal do amor.


Não esqueçamos nunca, que Deus nos ama! Não nos afastemos do seu amor! Sejamos sinais vivos, encharcados da Sua misericórdia!


Louvado Seja  Nosso Senhor Jesus Cristo!


Versículos sobre o amor de Deus. 


“E agora , eis o que diz o Senhor: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão, se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu DEUS, O Santo de Israel, teu Salvador. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permutou reinos por ti, entrego nações em troca de ti. Estejas tranquilo, pois estou contigo e nunca o abandonarei.” (Isaias 43, 1-5)


“Saibas, que pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. Eis que está gravado na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas.” (Isaias 49, 15-16)


“Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará e jamais meu pacto de paz vacilará, diz o Senhor que se compadece de ti.” (Isaias 54, 10)


“Prestai-me atenção, e vinde a mim, escutai, e a vossa alma viverá: Quero concluir convosco uma eterna aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Davi. Farei de ti um testemunho para os povos, um condutor soberano das nações, conclamarás povos que nunca o conhecestes. Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar, invocando-o, já que está perto.”(Isaias 55, 3-6)


“Com efeito, de tal modo, DEUS amou o mundo, que lhe deu seu filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3 – 16)


“Mas eis aqui a prova brilhante de amor de DEUS por nós, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Romanos 5, 08-09)


Josemar Oliveira

Nenhum comentário:

Featured Post

Foto: Arquivo Arquidiocese de Natal Em 2024, comemoramos os 33 anos do XII Congresso Eucarístico Nacional, um marco histórico e espiritual o...

Ads