Hoje a Igreja particular de Natal celebra a festa dos seus Copadroeiros os Santos Reis Magos. Conheça um pouco da história desta devoção.
“A primeira Igreja ou Santuário construído em Natal e no RN foi a Capela do Forte, sob a invocação dos Três Reis Magos, que segundo os historiadores o início da construção data de 6 de janeiro de1598. Até 1910, a celebração da Epifania, popularmente chamada Festa dos Reis Magos, fazia-se dentro da própria fortaleza, quando foi construída uma nova capela, no Morro da Limpa, próxima ao Forte, local onde foi celebrada até 1936. A primeira festa da atual capela, ou Santuário, do bairro de Santos Reis, realizou-se em janeiro de 1937.
As imagens dos três Reis Magos chegaram a Natal no ano de 1753, envidadas pelo então Rei de Portugal Dom José I, como presente de sua esposa Dna. Maria I a Capitania do Rio Grande, estas ficaram no Forte dos Reis Magos até o ano de 1910.
No dia 22 de agosto de 1964, foi criada por decreto de Dom Eugênio de Araújo Sales, a Paróquia de Santos Reis, passando de capela à Matriz. Após 18 anos como Paróquia, foi criada no dia 15 de abril de 1982, à Paróquia da Sagrada Família, elevando a Igreja da Limpa, à categoria de Santuário, chamando-se: Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis.
A Festa de Santos Reis, hoje uma das maiores festas de padroeiros da cidade do Natal, retrata a grandiosa manifestação de fé e devoção popular.”
(Livro. Santos Reis: A Capela e o Bairro do Prof. José Melquiades)
Oração aos Santos Reis Magos
Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar! Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela divina estrela do céu.
Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a estrela da verdade.
E descobrindo a menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes. Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica. Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.
(Fazer o pedido em silêncio).
Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos.
Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória (Senhora da Apresentação), e São José. Nosso senhor Jesus Cristo, o menino do presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário